Brasil

Primeira onda de frio de 2025 promete temperaturas negativas e possibilidade de neve no Brasil

Conforme a Climatempo, a queda de neve não pode ser descartada.

Publicado

em

Com essa previsão, o Brasil se prepara para enfrentar sua primeira e intensa onda de frio de 2025. Foto: Agência O Informativo

Com a proximidade do inverno, que tem início oficial em 20 de junho, uma poderosa massa de ar polar se prepara para mudar drasticamente o tempo em grande parte do território brasileiro. De acordo com a Climatempo, empresa brasileira especializada em meteorologia, simulações atmosféricas realizadas em supercomputadores já vêm apontando há vários dias para a chegada de uma frente fria intensa e abrangente na América do Sul, com reflexos diretos sobre o Brasil.

Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!

Frio chega no fim de maio com força continental

Segundo a Climatempo, essa massa de ar polar será caracterizada por sua natureza continental, ou seja, irá avançar pelo interior do continente sul-americano, e não pela faixa litorânea. Essa característica contribui para a intensidade do frio, já que o ar não perde força ao atravessar o oceano.

A primeira leva de ar gelado deve ser sentida a partir de 27 de maio, quando uma frente fria provocará chuvas no Sul do Brasil e também no Paraguai. No dia seguinte, 28 de maio, a frente fria se espalha por São Paulo e Mato Grosso, enquanto o ar polar começa a avançar com força sobre a Região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul.

Leia Também:  Idoso é baleado no rosto por bala perdida ao sair de supermercado em Jardim Catarina, São Gonçalo

Queda brusca de temperatura e possível neve

Entre os dias 29 e 30 de maio, espera-se uma queda acentuada de temperatura em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de Mato Grosso do Sul e parte do interior de Mato Grosso. As temperaturas também devem cair em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. Em São Paulo, a queda será mais moderada, devido à presença de nebulosidade e chuvas.

Uma segunda onda de ar polar deve chegar logo na sequência, entre 31 de maio e 1º de junho, reforçando o frio e levando as baixas temperaturas também ao Sudeste e ao Centro-Oeste.

O destaque desta mudança climática, no entanto, pode ser a possibilidade de neve na região Sul. A previsão é motivada pela junção entre o ar frio intenso e a formação de um ciclone extratropical no oceano, que traria a umidade necessária para a formação de nuvens com potencial para precipitações invernais.

A Climatempo ressalta que, embora as projeções sejam consistentes, os modelos climáticos ainda passarão por ajustes nos próximos dias, conforme novas observações forem feitas. O cenário é dinâmico, e a trajetória exata da frente fria pode variar de acordo com as condições atmosféricas.

Leia Também:  Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Com essa previsão, o Brasil se prepara para enfrentar sua primeira e intensa onda de frio de 2025, que promete não apenas recordes de temperatura, mas também um típico clima de inverno bem antes da estação começar oficialmente.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA