Brasil
Primeira onda de frio de 2025 promete temperaturas negativas e possibilidade de neve no Brasil
Conforme a Climatempo, a queda de neve não pode ser descartada.

Com a proximidade do inverno, que tem início oficial em 20 de junho, uma poderosa massa de ar polar se prepara para mudar drasticamente o tempo em grande parte do território brasileiro. De acordo com a Climatempo, empresa brasileira especializada em meteorologia, simulações atmosféricas realizadas em supercomputadores já vêm apontando há vários dias para a chegada de uma frente fria intensa e abrangente na América do Sul, com reflexos diretos sobre o Brasil.
Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!
Frio chega no fim de maio com força continental
Segundo a Climatempo, essa massa de ar polar será caracterizada por sua natureza continental, ou seja, irá avançar pelo interior do continente sul-americano, e não pela faixa litorânea. Essa característica contribui para a intensidade do frio, já que o ar não perde força ao atravessar o oceano.
A primeira leva de ar gelado deve ser sentida a partir de 27 de maio, quando uma frente fria provocará chuvas no Sul do Brasil e também no Paraguai. No dia seguinte, 28 de maio, a frente fria se espalha por São Paulo e Mato Grosso, enquanto o ar polar começa a avançar com força sobre a Região Sul e o estado de Mato Grosso do Sul.
Queda brusca de temperatura e possível neve
Entre os dias 29 e 30 de maio, espera-se uma queda acentuada de temperatura em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além de Mato Grosso do Sul e parte do interior de Mato Grosso. As temperaturas também devem cair em Rondônia, Acre e no sul do Amazonas. Em São Paulo, a queda será mais moderada, devido à presença de nebulosidade e chuvas.
Uma segunda onda de ar polar deve chegar logo na sequência, entre 31 de maio e 1º de junho, reforçando o frio e levando as baixas temperaturas também ao Sudeste e ao Centro-Oeste.
O destaque desta mudança climática, no entanto, pode ser a possibilidade de neve na região Sul. A previsão é motivada pela junção entre o ar frio intenso e a formação de um ciclone extratropical no oceano, que traria a umidade necessária para a formação de nuvens com potencial para precipitações invernais.
A Climatempo ressalta que, embora as projeções sejam consistentes, os modelos climáticos ainda passarão por ajustes nos próximos dias, conforme novas observações forem feitas. O cenário é dinâmico, e a trajetória exata da frente fria pode variar de acordo com as condições atmosféricas.
Com essa previsão, o Brasil se prepara para enfrentar sua primeira e intensa onda de frio de 2025, que promete não apenas recordes de temperatura, mas também um típico clima de inverno bem antes da estação começar oficialmente.
Polícia6 meses atrásVídeo: policial militar fardado sequestrado e agredido por traficantes em São Gonçalo ?
Polícia6 meses atrásMulher é presa acusada de mandar matar o próprio marido com ajuda do tráfico em Itaboraí
Polícia6 meses atrásTraficante mais procurado do RJ é morto em operação no Complexo da Maré
Polícia6 meses atrásMulher é encontrada morta na Baía de Guanabara, em São Gonçalo
Polícia6 meses atrásNoite de tiroteio assusta moradores durante guerra do tráfico em Niterói
Mundo6 meses atrásComerciante envenena membros de facção e causa morte de 40 pessoas
Polícia6 meses atrásEmpresa de internet é expulsa de bairro em São Gonçalo um mês após carro ser vandalizado
Notícias5 meses atrásEx-bombeiro condenado por corrupção e , estelionato é preso pela Polícia Civil em Niterói













