Cidades
Câmara do Rio inaugura exposição em homenagem ao Fluminense
Por meio de gravuras, tricolores podem relembrar momentos marcantes da trajetória do clube no Palácio Pedro Ernesto

Uma viagem no tempo por meio de ilustrações que celebram grandes jogadores da história do Fluminense. A exposição “Um olhar verde, branco e grená” foi inaugurada nesta quinta-feira (08), no saguão do Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara do Rio. A mostra reúne 66 pôsteres produzidos pelo designer e ilustrador Gustavo Gigio, que retratam momentos marcantes e ídolos tricolores. Inaugurada pelo presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (PSD), ela seguirá aberta ao público até o dia 16 de maio, de 10h às 17h.
Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!
De Oscar Cox aos mais recentes ídolos, como Germán Cano e Jhon Árias — passando pela conquista da tão sonhada Copa Libertadores, em 2023 —, diversas fases do clube estão presentes nas obras de Gigio. Tricolor apaixonado, o vereador Carlo Caiado destacou a importância da iniciativa. “O futebol tem muita importância na nossa sociedade, oferece inclusão social e oportunidades de trabalho. Então, receber essa exposição no Palácio Pedro Ernesto tem um significado muito grande — ela representa as lutas sociais e a união por meio do esporte”, afirmou.
Nascido no bairro imperial de São Cristóvão e criado em Laranjeiras, Gustavo Gigio conta que sempre teve uma conexão especial com seu time do coração. Ele recorda as memórias da infância, quando brincava nos jardins do centenário clube e assistia aos jogos no Maracanã. “Minha infância foi em Laranjeiras, então meus parques para brincar eram o Parque Guinle e o clube do Fluminense. Além disso, meu pai e meu melhor amigo eram tricolores, então comecei a construir essa admiração pelo clube. Passei a frequentar o Maracanã, alguns treinos, conheci alguns jogadores — e tudo isso aumentou minha paixão pelo clube. Essa exposição me dá muito orgulho”, disse o artista.
Com imagens inspiradas em fotografias famosas de jogadores ao longo da história do clube — onde só se veem as silhuetas dos craques —, a brincadeira entre os tricolores é tentar adivinhar quem está retratado em cada uma das gravuras. Uma delas, por exemplo, destaca o atual técnico Renato Gaúcho na cena do famoso gol de barriga, na final do Campeonato Carioca contra o Flamengo, em 1995.
A exposição tem apoio cultural da Confraria dos Devotos Tricolores, grupo que busca promover o convívio social cristão no meio esportivo por meio de projetos que unem educação religiosa e práticas esportivas. “É uma satisfação enorme, porque a nossa Confraria é recente, tem apenas seis meses. Nós buscamos evangelizar no meio esportivo, através de ações culturais, educacionais e sociais. É um privilégio, como devoto tricolor, poder estar na Câmara do Rio para que todos possam apreciar o movimento de um time secular”, orgulha-se Elmair Neto, presidente da Confraria.
Polícia6 meses atrásVídeo: policial militar fardado sequestrado e agredido por traficantes em São Gonçalo ?
Polícia6 meses atrásMulher é presa acusada de mandar matar o próprio marido com ajuda do tráfico em Itaboraí
Polícia6 meses atrásTraficante mais procurado do RJ é morto em operação no Complexo da Maré
Polícia6 meses atrásMulher é encontrada morta na Baía de Guanabara, em São Gonçalo
Polícia6 meses atrásNoite de tiroteio assusta moradores durante guerra do tráfico em Niterói
Mundo6 meses atrásComerciante envenena membros de facção e causa morte de 40 pessoas
Polícia6 meses atrásEmpresa de internet é expulsa de bairro em São Gonçalo um mês após carro ser vandalizado
Notícias6 meses atrásEx-bombeiro condenado por corrupção e , estelionato é preso pela Polícia Civil em Niterói













