Cidades
Light e Disque Denúncia unem forças para combater furtos de cabos e fraudes na energia elétrica no RJ
Parceria visa reforçar denúncias anônimas contra “gatos” e roubos de fios, que prejudicam o fornecimento e colocam vidas em risco

Com objetivo de intensificar o combate ao furto de cabos e às fraudes no fornecimento de energia elétrica, a Light firmou nesta terça-feira (13) uma parceria com o Disque Denúncia. A partir de agora, crimes como ligações clandestinas e roubo de fios podem ser denunciados anonimamente, 24 horas por dia, pelos canais da central.
Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!
O acordo foi celebrado na sede da concessionária e visa incentivar a população a participar ativamente do combate a essas irregularidades, inclusive enviando fotos e vídeos. “Essa é mais uma ferramenta essencial na busca por um serviço mais seguro e eficiente”, afirmou Rodrigo Brandão, diretor de distribuição da Light. “O apoio da população é fundamental.”
A situação é preocupante: em 2024, a Light regularizou quase 2.600 ligações clandestinas e normalizou mais de 173 mil instalações irregulares. Em média, a cada 100 clientes, 35 praticam furto de energia. Já em 2025, mais de 58 mil metros de cabos foram roubados — o suficiente para dar 62 voltas no Maracanã. Ipanema, Copacabana, Centro e Barra da Tijuca estão entre as regiões mais afetadas.
Para Renato Almeida, presidente do Instituto MovRio e diretor-geral do Disque Denúncia, o envolvimento da população é chave: “Agora, a sociedade tem mais um canal seguro e anônimo para denunciar esses crimes que afetam todos nós.”
As denúncias podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (21) 2253-1177 ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. O anonimato é garantido em todos os canais.
Polícia6 meses atrásVídeo: policial militar fardado sequestrado e agredido por traficantes em São Gonçalo ?
Polícia6 meses atrásMulher é presa acusada de mandar matar o próprio marido com ajuda do tráfico em Itaboraí
Polícia6 meses atrásTraficante mais procurado do RJ é morto em operação no Complexo da Maré
Polícia6 meses atrásMulher é encontrada morta na Baía de Guanabara, em São Gonçalo
Polícia6 meses atrásNoite de tiroteio assusta moradores durante guerra do tráfico em Niterói
Mundo6 meses atrásComerciante envenena membros de facção e causa morte de 40 pessoas
Polícia6 meses atrásEmpresa de internet é expulsa de bairro em São Gonçalo um mês após carro ser vandalizado
Notícias5 meses atrásEx-bombeiro condenado por corrupção e , estelionato é preso pela Polícia Civil em Niterói













