Entretenimento

Bruce Willis está sem falar e andar em estágio avançado de demência frontotemporal

Ator enfrenta estágio avançado da DFT e estaria sem conseguir falar, ler ou andar, segundo site internacional

Publicado

em

Bruce Willis, ícone de Hollywood, enfrenta estágio severo de demência frontotemporal e apresenta limitações graves de fala e mobilidade.

Aos 70 anos, o astro Bruce Willis enfrenta um estágio severo de demência frontotemporal (DFT), segundo reportagem publicada nesta terça-feira (22) pelo site americano The Express Tribune. De acordo com a publicação, o ator está atualmente sem conseguir falar, ler ou andar, e seu estado teria se agravado significativamente nos últimos meses.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

A condição do ator — conhecido mundialmente por sucessos como Duro de Matar, O Quinto Elemento e O Sexto Sentido — já havia sido divulgada ao público em 2022, quando sua família anunciou que ele havia sido diagnosticado com afasia, um distúrbio que afeta a comunicação. Em 2023, o diagnóstico foi atualizado para demência frontotemporal, uma doença neurodegenerativa rara, progressiva e sem cura.

Segundo especialistas, a DFT, também chamada anteriormente de doença de Pick, afeta principalmente os lobos frontais e temporais do cérebro, responsáveis pelo comportamento, linguagem e movimento. O quadro evolui de forma distinta do Alzheimer, sendo marcado por mudanças de personalidade, perda de inibição, dificuldade de fala e compreensão, além de sintomas motores severos.

Leia Também:  Noite violenta em São Gonçalo deixa três baleados

Entenda a demência frontotemporal

A DFT costuma ser diagnosticada entre os 45 e 65 anos e está frequentemente relacionada a fatores genéticos hereditários. Embora não haja cura, o tratamento pode incluir medicamentos para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente, segundo informações do portal Tua Saúde, da Rede D’Or.

Os sintomas variam de acordo com o subtipo da doença, podendo incluir:

  • Comportamentais: apatia, impulsividade, desinteresse pelos outros, irritabilidade;

  • De linguagem: dificuldade para falar, escrever, ler e compreender palavras;

  • Motores: rigidez, tremores, perda de mobilidade, incontinência.

O estado de saúde de Bruce Willis mobiliza fãs e profissionais da saúde ao redor do mundo, levantando discussões sobre os cuidados com doenças neurodegenerativas e a importância do diagnóstico precoce.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA