Notícias
Suboficial da Marinha é expulso após condenação por atos de 8 de janeiro
Marco Antônio Braga Caldas foi o primeiro militar das Forças Armadas excluído por envolvimento na tentativa de golpe; ele foi condenado pelo STF a 14 anos de prisão

O suboficial da reserva Marco Antônio Braga Caldas, de 51 anos, foi expulso da Marinha do Brasil após ter sido condenado a 14 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, que resultaram na invasão e depredação de prédios públicos em Brasília.
Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!
A decisão foi tomada por um Conselho de Disciplina interno da Marinha, que concluiu que o militar não reúne mais condições de permanecer vinculado à corporação. Com isso, Caldas se torna o primeiro integrante das Forças Armadas a ser oficialmente excluído por envolvimento na tentativa de golpe.
Marinha confirmou exclusão “a bem da disciplina”
Em nota oficial, a Marinha informou que foi “proferida a decisão no referido Conselho de Disciplina, no sentido da exclusão a bem da disciplina do militar”.
Braga Caldas havia sido transferido para a reserva em 17 de novembro de 2021, mas ainda mantinha vínculos administrativos com a instituição. A exclusão ocorre após sua condenação definitiva pelo STF.
Caso abre precedente entre militares condenados pelo 8 de janeiro
A expulsão do suboficial pode representar um precedente inédito dentro das Forças Armadas, que ainda analisam a situação de outros militares investigados ou condenados pela participação nos atos do dia 8 de janeiro. A data marcou uma tentativa de ruptura institucional, quando extremistas invadiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.
Polícia6 meses atrásVídeo: policial militar fardado sequestrado e agredido por traficantes em São Gonçalo ?
Polícia6 meses atrásMulher é presa acusada de mandar matar o próprio marido com ajuda do tráfico em Itaboraí
Polícia6 meses atrásTraficante mais procurado do RJ é morto em operação no Complexo da Maré
Polícia6 meses atrásMulher é encontrada morta na Baía de Guanabara, em São Gonçalo
Polícia6 meses atrásNoite de tiroteio assusta moradores durante guerra do tráfico em Niterói
Mundo6 meses atrásComerciante envenena membros de facção e causa morte de 40 pessoas
Polícia6 meses atrásEmpresa de internet é expulsa de bairro em São Gonçalo um mês após carro ser vandalizado
Notícias6 meses atrásEx-bombeiro condenado por corrupção e , estelionato é preso pela Polícia Civil em Niterói













