Polícia

Chefe de milícia em Itaboraí é preso em São Paulo

Publicado

em

Policiais civis da Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSG) prenderam nesta terça-feira (10) Delano Xavier de Mendonça, suspeito de envolvimento em um homicídio ocorrido em março deste ano na comunidade de Retiro São Joaquim, em Itaboraí. A prisão temporária foi decretada pela 1ª Vara Criminal do município.

CLIQUE AQUI E SEGUE O NOSSO CANAL

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Segundo as investigações, conduzidas sob a coordenação do delegado titular Dr. Willians Batista, o crime está relacionado à disputa territorial entre as facções Comando Vermelho e Terceiro Comando Puro, com envolvimento de um grupo paramilitar que atua na região.

A vítima, identificada como D.C.A.A.S, teria sido assassinada após participar da organização de uma festa do Dia das Crianças em outubro de 2024. De acordo com a polícia, a celebração foi interpretada por membros da milícia como uma forma de propaganda do Comando Vermelho, liderado na área pelo traficante David Ferreira Vidal, conhecido como “Graxinha”.

Leia Também:  Motociclista é preso após empinar moto e tentar fugir de blitz da Lei Seca em São Gonçalo

No dia 20 de março de 2025, Delano e um comparsa ainda não identificado teriam retirado a vítima à força de uma lanchonete na localidade, diante de várias testemunhas. O corpo foi encontrado na manhã seguinte no bairro Jardim Itambi, com marcas de tiros.

Após um trabalho de inteligência envolvendo equipes do GI Itaboraí, SIP, Setor de Capturas, GIC e com apoio da Polícia Rodoviária Federal (base Ponte Rio-Niterói), o suspeito foi localizado na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo.

Delano foi detido quando se preparava para entrar em um veículo Hyundai IX-35, suspeito de ser usado em atividades de extorsão a comerciantes da região do Retiro São Joaquim. A ação contou ainda com o apoio da Polícia Civil de Atibaia.

A Polícia Civil ressalta que Delano já havia sido preso anteriormente na Operação Salvator, deflagrada em 2019, que desarticulou um grupo paramilitar atuante em Itaboraí, responsável por uma série de homicídios.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA