Política

Com críticas ao governo, perfil “Anonymous” surge em São Gonçalo; base acredita em motivação política

Criado recentemente nas redes sociais, o perfil “Anonymous SG” faz críticas à gestão municipal e aos vereadores da base governista. Aliados do prefeito Capitão Nelson apontam possível ligação com grupos políticos da oposição.

Breendon Santos

Publicado

em

Um novo perfil com identidade anônima chamou a atenção nas redes sociais de São Gonçalo nos últimos dias. Usando o nome “Anonymous” e a imagem clássica da máscara popularizada pelo coletivo internacional, a conta passou a divulgar postagens com fortes críticas ao prefeito Capitão Nelson e à base de vereadores aliados na Câmara Municipal.

Criado em julho, o perfil se apresenta como “Sociedade Anonymous de São Gonçalo RJ” e afirma ter como objetivo “expor os podres do poder”. Em sua primeira publicação, trouxe um vídeo que menciona o sumiço de corpos no Cemitério São Miguel, responsabilizando diretamente a atual gestão municipal e acusando vereadores de omissão e submissão ao governo.

Apesar de utilizar a estética e o nome do coletivo internacional, não há qualquer indício de que o perfil tenha ligação com o movimento Anonymous. Inclusive, na apuração feita pela reportagem, é possível notar que o vídeo publicado apresenta diversos cortes e baixa qualidade, sugerindo que se trata de uma edição feita sobre outro material, possivelmente obtido de fontes externas.

Até a publicação desta reportagem, a conta seguia 16 perfis, entre eles páginas e políticos ligados à esquerda, como o deputado federal Dimas Gadelha (PT), os vereadores Isaac Ricaldi (PCdoB), Juliano Freitas (PT) e Dejorge Patrício (PDT), além de páginas como “Esquerda Unida” e “Esquerda de Milhões”. A conta também segue o deputado Douglas Ruas (PL), o prefeito Capitão Nelson (PL) e o vereador Artur Rodrigues (PODE).

Leia Também:  Moraes determina prisão definitiva de Carla Zambelli, perda de mandato e extradição

O Informativo entrou em contato com fontes ligadas ao governo municipal. Segundo informações repassadas à reportagem, a suspeita é de que o perfil tenha sido criado por grupos de oposição, com o objetivo de desgastar a imagem da gestão às vésperas do ano eleitoral.

A preocupação, segundo essas fontes, estaria voltada para as eleições de 2026, quando serão escolhidos deputados estaduais e federais. Na última eleição, a direita se fortaleceu no município com votações expressivas: Douglas Ruas (PL), então secretário de Cidades do Governo Estadual, foi eleito deputado estadual com 149.576 votos; já o deputado federal Altineu Côrtes (PL) obteve 75.793 votos. Para efeito de comparação, o então candidato a governador Marcelo Freixo (PSB) recebeu 105.508 votos em São Gonçalo.

Ainda de acordo com aliados do governo, a criação de páginas como essa teria como finalidade enfraquecer a imagem da atual gestão e de seus representantes políticos, enquanto favorece possíveis candidaturas da esquerda. A suspeita se baseia nos perfis seguidos pela página e na forma como as críticas são formuladas — uma estratégia semelhante à utilizada nas eleições municipais de 2024, mas que, segundo eles, não surtiu efeito, devido à expressiva votação obtida pelo atual prefeito e sua base aliada.

Leia Também:  Deputado pede estadualização e reforço no policiamento após fechamento da UPA de Costa Barros

O Informativo procurou a Prefeitura de São Gonçalo para comentar o perfil e responder às acusações feitas nas publicações. Até a conclusão desta reportagem, não houve retorno.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA