A recomendação é evitar esses horários e programar a viagem com antecedência.
O estado do Rio de Janeiro se prepara para um dos maiores feriadões do ano, que vai de sexta-feira (18) até quarta-feira (23), com a sequência da Sexta-feira Santa, o feriado de Tiradentes (21) e o Dia de São Jorge (23). O período deve movimentar o transporte, alterar horários de funcionamento de serviços e impactar o dia a dia de cariocas e fluminenses.
Confira abaixo como será o funcionamento de transportes, estradas, bancos, unidades de saúde e demais serviços públicos e privados durante o recesso.
Durante todo o feriadão, a SuperVia vai operar com horários fixos e ajustes programados para manutenção, principalmente nas linhas com destino a Japeri e Santa Cruz. Algumas estações, como Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier, Piedade e Quintino, não terão embarque ou desembarque em determinados dias. Os passageiros devem usar as estações São Francisco Xavier, Olímpica do Engenho de Dentro ou Cascadura para transferência.
Eventos especiais:
Operação diferenciada:
A estação Praça da Bandeira será atendida por sistema de "sanfona" (baldeação entre Central do Brasil e Praça da Bandeira) em diversos dias.
Nos dias 18 (Sexta-feira Santa), 21 (Tiradentes) e 23 (São Jorge), o VLT Carioca opera com a grade de domingo. As linhas 1, 3 e 4 terão intervalos de 20 minutos entre 5h e 23h. Já na terça (22), os intervalos caem para 15 minutos.
Para quem for à tradicional celebração de São Jorge, na quarta-feira (23), as linhas 2 e 4 oferecem acesso à estação Saara, próxima à igreja no Centro.
Os passageiros podem consultar horários e trajetos no site da concessionária ou pelos painéis informativos nas estações.
A Ecoponte prevê mais de 1 milhão de veículos passando pela Ponte entre os dias 17 e 24. Os dias mais críticos serão quinta (17) e sexta (18), com picos de tráfego às 5h e às 18h. A recomendação é evitar esses horários e programar a viagem com antecedência.
A CCR ViaLagos espera 162 mil veículos na rodovia no mesmo período. O fluxo mais intenso deve ocorrer na quinta-feira (17) e na segunda (21), com cerca de 30 mil veículos por dia, tanto rumo à Região dos Lagos quanto no retorno ao Rio.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências nos dias 18 (Sexta-feira Santa), 21 (Tiradentes) e 23 (São Jorge). No entanto, os caixas eletrônicos, internet banking e apps continuam funcionando normalmente.
Contas com vencimento nessas datas podem ser pagas no próximo dia útil sem juros — ou seja, na terça (22) ou quinta (24).
A Secretaria Municipal de Saúde garante que unidades 24h como UPAs, hospitais, CERs e CAPS tipo III funcionarão normalmente durante todo o feriadão.
A Secretaria Estadual de Saúde reforça que os hospitais e UPAs estaduais também estarão abertos ininterruptamente. O Samu 192, que atende em todo o município do Rio, opera 24h por dia, inclusive no ponto facultativo da terça (22).
Fonte: OInformativo