Foto: Reprodução
A funcionĂĄria da Campanha de Limpeza Urbana de Niterói, Cleide Vitorino, de 49 anos, denunciou o canal do YouTube "Fenix Live Stream" por crime de racismo. A denĂșncia foi registrada na 76ÂȘ Delegacia Policial (DP), no Centro da cidade.
Segundo Cleide, o canal exibiu sua imagem sem autorização ao lado da foto de uma mulher branca, acompanhada da pergunta: "Qual vocĂȘ prefere, prefere ser negro ou ser branco?". O vĂdeo foi publicado em tom de chacota, com risadas durante a pergunta, gerando revolta e indignação.
A imagem utilizada pelo canal foi tirada durante uma homenagem promovida pela Secretaria da Mulher de Niterói, na qual Cleide foi reconhecida, junto a outras mulheres, pelo trabalho e contribuição à cidade.
"É revoltante ver minha imagem sendo usada para fazer piada racista. Fui homenageada por algo positivo e me vi sendo humilhada publicamente. Isso não pode passar impune", declarou Cleide.
O caso segue em investigação e pode resultar em processo judicial contra os responsĂĄveis pelo canal. O crime de racismo é inafiançĂĄvel e imprescritĂvel, de acordo com a Constituição Federal, e pode levar à reclusão.