O Detran.RJ entrega, nesta segunda-feira (7), a carteira de habilitação a João Marcelo Drummond. Portador de necessidades especiais e sem as pernas, ele foi flagrado, em abril do ano passado, dirigindo um veículo com um cabo vassoura para acionar os pedais. Na ocasião, o motorista, que não possuía habilitação, alegou que precisava trabalhar e estava usando a licença de condutor de aplicativo emprestada por um amigo.
Ao tomar conhecimento do fato, a Coordenadoria de Educação para o Trânsito inscreveu o rapaz no programa Cidadania Sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT) do Detran.RJ, que oferece aulas gratuitas de direção a pessoas com deficiência que precisam de carro adaptado. João Marcelo finalizou todo o curso de condução de veículos e agora, já habilitado, poderá trabalhar em carro adaptado e dentro da lei.
A entrega da CNH será realizada, às 9h30, no posto Detran Acessível-PCD, na Avenida Francisco Bicalho, durante a primeira edição do Dia D para a pessoa com deficiência em 2025. Nesta data, o público PCD estará se inscrevendo em mais uma etapa do Cidadania Sobre Rodas. O usuário PCD poderá também poderá realizar serviços de identificação civil e habilitação sem necessidade de agendamento prévio.