Cidades

Moradores denunciam o abandono de ruas do Gradim e do Pontal, em São Gonçalo

Ruas sem asfalto, saneamento e iluminação afetam trabalhadores e moradores em áreas com forte presença industrial e pesqueira.

Breendon Santos

Publicado

em

Moradores do bairro do Gradim e do Pontal, em São Gonçalo, denunciam as condições precárias da Rua Cruzeiro do Sul e da Rua Manoel Duarte, que seguem sem qualquer tipo de pavimentação, saneamento básico e cuidados básicos, como poda de árvores e iluminação pública. As reclamações foram feitas ao O Informativo, e refletem o abandono de vias importantes para o setor naval da cidade, que concentram estaleiros, indústrias e comunidades pesqueiras.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

As duas ruas começam atrás da BR-101, próximas à Favela do Gato, e segue até o bairro do Porto Velho. A região também é bastante conhecida por conta das antigas fábricas de sardinha, como a Rubi, e a antiga Fundação de Apoio à Escola Técnica, a FAETEC.

Durante os dias de sol, a poeira se espalha e afeta trabalhadores e motoristas. Quando chove, o cenário se transforma em lama, dificultando o tráfego e aumentando os riscos de acidentes. Uma cratera aberta em um dos trechos mostra a deterioração da via, que também não conta com drenagem adequada.

Leia Também:  Menino de 11 anos se perde ao voltar da casa da madrinha e é resgatado por guardas no Rio

Apesar do fluxo intenso de veículos pesados por conta das indústrias e dos ônibus — como as linhas 524M (Niterói – Pontal), 31 (Praia da Luz – Barreto) e 42 (Alcântara – Pontal) — a Rua Cruzeiro do Sul, por exemplo, nunca foi asfaltada. Já a Rua Manoel Duarte, em um dos trechos, ainda possui paralelepípedos, mas grande parte do trajeto está tomada por buracos e terra batida, o que dificulta o acesso.

Segundo moradores e pessoas que trabalham na região, o medo e a preocupação é constante. A iluminação precária e o mato alto, especialmente na parte próxima à BR, preocupam quem precisa circular pelo local. À noite, a sensação de insegurança aumenta por conta da escuridão e do deserto. Durante o dia, a falta de movimento em alguns pontos também gera medo de assaltos. Eles relatam que já fizeram pedidos, mas seguem sem resposta.

O Informativo questionou a Prefeitura de São Gonçalo sobre possíveis obras e manutenções, e ela nos respondeu.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que possui um projeto que contempla serviços de drenagem e pavimentação, incluindo as ruas João Damasceno e Manoel Duarte. Esse projeto está em fase final de aprovação junto à Caixa Econômica Federal. A previsão é que as intervenções tenham início ainda este ano, visando a melhoria da infraestrutura local, o que trará mais qualidade de vida para os moradores. Quanto a redes de água e esgoto, a responsabilidade é da concessionária Águas do Rio.

Leia Também:  Milagre no Alemão: PMs salvam bebê engasgada em noite de desespero

Em caráter emergencial, a Secretaria de Conservação enviará equipe ao local para avaliar a situação e verificar a necessidade de poda das árvores. Vale destacar que uma equipe já esteve na Rua Manoel Duarte no final do mês passado, realizando diversas podas. A Subsecretaria de Iluminação também mandará uma equipe ao local nesta segunda-feira.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA