Cidades

Prefeitos fluminenses se reúnem com BNDES e abrem caminho para investimentos no interior do Rio

Encontro articulado por Marcelo Freixo aproxima municípios do Norte e Noroeste Fluminense de financiamentos estratégicos para o desenvolvimento econômico e turístico

Publicado

em

Mais de 20 prefeitos do estado do Rio de Janeiro foram recebidos na manhã desta segunda-feira (24) pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, em um encontro considerado inédito para os gestores municipais fluminenses.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

A reunião foi articulada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e teve como foco principal a apresentação de oportunidades de financiamento para projetos de infraestrutura, turismo e desenvolvimento econômico no interior do estado.

A aproximação do banco com os municípios surge a partir das demandas identificadas durante o projeto Novas Rotas, que vem sendo promovido pela Embratur em diversas regiões do país, com foco na capacitação de agentes públicos e privados no setor de turismo. Segundo Freixo, a escuta ativa dos prefeitos revelou gargalos importantes na área de infraestrutura, o que motivou o diálogo direto com o BNDES.

“Recebemos muitas demandas por investimentos em infraestrutura. Me comprometi a apresentar essas pautas ao presidente Mercadante, que se mostrou bastante receptivo. O turismo é uma das áreas de maior sucesso do governo federal, e com infraestrutura adequada, pode se tornar ainda mais potente para gerar emprego e renda no interior do estado”, destacou Freixo.

Crédito acessível e apoio técnico

Durante o encontro, Mercadante detalhou as modalidades de financiamento disponíveis, com destaque para o Crédito Direto — voltado a cidades com mais de 200 mil habitantes — e o Crédito Indireto, voltado para municípios menores, com intermediação de bancos credenciados. Segundo o presidente do BNDES, essas linhas oferecem condições diferenciadas e apoio técnico para a elaboração de projetos estruturados.

“Nosso papel é oferecer crédito e suporte para que os municípios tenham capacidade de planejar e executar projetos de impacto. Também prestamos consultoria técnica para concessões turísticas e parcerias público-privadas, garantindo transparência e viabilidade econômica”, explicou Mercadante.

Interior na agenda do desenvolvimento

A presença de prefeitos de cidades como Búzios, Casimiro de Abreu, São Fidélis, Varre-Sai, Miracema, Paracambi, Italva, Iguaba Grande, Resende e Carapebus evidenciou o esforço coletivo pela inclusão do interior na agenda do desenvolvimento nacional.

Leia Também:  Operação Tolerância Zero apreende motos barulhentas e aplica mais de 100 multas em São Gonçalo

Para o ex-governador e atual prefeito de Piraí, Luiz Fernando Pezão, o momento foi histórico:

“Fiquei impressionado com as condições dos financiamentos. São taxas que não encontramos no mercado. É essencial que o BNDES olhe para o interior. Temos muito potencial e muitos desafios”, declarou.

Porta aberta para novas oportunidades

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, classificou o encontro como um marco para os municípios:

“Nunca vi algo parecido. É um pontapé inicial para muita gente, e para outros, uma oportunidade de ampliar o que já vem sendo feito. Hoje, foi aberta uma grande porta para o desenvolvimento”, afirmou.

Já Fátima Pacheco, coordenadora de Parcerias Regionais da Embratur, celebrou a abertura do diálogo:

“Foi a primeira vez que o BNDES recebeu uma comitiva tão diversa de prefeitos fluminenses. Discutimos, inclusive, a possibilidade de o banco ter representação física em regiões mais afastadas dos grandes centros. A ideia de um ‘BNDES perto de você’ é muito simbólica e necessária”.

Representatividade regional

Estiveram presentes prefeitos de Búzios, Araruama, Casimiro de Abreu, Paracambi, Barra do Piraí, Italva, São Fidélis, Miracema, Porciúncula, São José de Ubá, Varre-Sai, Natividade, Paraíba do Sul, Mendes, Iguaba, São Francisco de Itabapoana, Resende, Rio das Ostras, Cambuci e Carapebus, além de representantes do consórcio de municípios do Norte e Noroeste Fluminense.

Leia Também:  CNH pode ficar até 80% mais barata com fim da obrigatoriedade de autoescolas

O encontro marca uma nova fase de articulação entre o governo federal, por meio do BNDES e da Embratur, e os municípios fluminenses, com a proposta de descentralizar recursos e ampliar a capacidade de investimento das cidades do interior. O movimento visa garantir que o desenvolvimento econômico e social ultrapasse os limites da capital e alcance todas as regiões do estado.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA