Entretenimento

Ator da Baixada Fluminense é indicado ao Prêmio Grande Otelo 2025

Com 27 anos de carreira, o ator é o primeiro artista da Baixada Fluminense a ser indicado ao prêmio em mais de duas décadas.

Publicado

em

Átila Bee, ator indicado ao Prêmio Grande Otelo 2025, é destaque em “Malu” e representa a força cultural da Baixada Fluminense.

Um marco histórico para o cinema nacional e para a Baixada Fluminense. O ator Átila Bee foi indicado ao Prêmio Grande Otelo 2025 como melhor ator coadjuvante por sua interpretação da personagem Tibira no filme Malu. A indicação foi anunciada pela Academia Brasileira de Cinema e representa a primeira vez, em 23 anos de premiação, que um artista da Baixada conquista tal feito.

Moradores do bairro do Gradim e do Pontal, em São Gonçalo, denunciam as condições precárias da Rua Cruzeiro do Sul e da Rua Manoel Duarte, que seguem sem qualquer tipo de pavimentação, saneamento básico e cuidados básicos, como poda de árvores e iluminação pública. As reclamações foram feitas ao O Informativo, e refletem o abandono de vias importantes para o setor naval da cidade, que concentram estaleiros, indústrias e comunidades pesqueiras.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Aos 27 anos de carreira, Átila Bee coleciona feitos notáveis nas artes cênicas. Fundador da KarmaCírculus Cia de Teatro, é também dramaturgo e diretor. Com uma sólida trajetória no cinema e no teatro, o ator já foi indicado ao Kikito de Melhor Ator no Festival de Gramado, pela performance em Joãosinho da Goméa – O Rei do Candomblé.

Em Malu, que estreou no Festival de Sundance, venceu o Festival do Rio 2024 e acaba de chegar ao streaming, Átila dá vida a Tibira, um artista complexo, carregado de significados. “Viver o Tibira é um presente. Ele sabe que a arte é tecnologia ancestral. E seu nome vem em homenagem ao indígena Tibira do Maranhão, a primeira vítima de homofobia registrada no Brasil”, conta.

Leia Também:  Duplo homicídio em Nova Iguaçu: policial militar e civil são mortos no bairro Marapicu

Para o artista, a indicação é mais do que um reconhecimento pessoal: “Essa indicação já é um grande prêmio. É a confirmação de que fiz escolhas acertadas. Caminhos que não foram fáceis, mas de aprendizados valiosos”, celebra.

Ele também destaca a representatividade racial e geográfica do feito:

“Veja só, somos quatro atores pretos na categoria coadjuvante. E nem é um festival exclusivamente de cinema negro. Isso diz muito. Se eu cheguei até aqui, a culpa é muito da Baixada também”, reflete.

Premiação em destaque nacional

A cerimônia do Grande Otelo 2025 acontece no próximo 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Academia Brasileira de Cinema e pelo Canal Brasil. Este ano, o tema do prêmio é “O cinema brasileiro no mundo”.

Serão entregues 30 prêmios: 29 escolhidos por júri especializado e um pelo voto popular — o Grande Otelo de Melhor Filme. No total, mais de 2 mil profissionais concorrem nas categorias de longas, curtas, séries e filmes ibero-americanos.

Leia Também:  Traficantes sequestram ônibus e usam veículos como barricada durante operação policial em São Gonçalo
Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA