Mundo

Argentina suspende importações de aves do Brasil após detecção de gripe aviária

A decisão ocorre em meio à confirmação da detecção do vírus de gripe aviária de alta patogenicidade em granja de aves comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul

Publicado

em

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, tem na Argentina um dos seus principais parceiros comerciais nesse setor (Foto: Wilson Dias/Agência Brasil)

A Argentina anunciou nesta sexta-feira (16) a suspensão das importações de produtos e subprodutos de aves provenientes do Brasil. A medida preventiva foi divulgada pela agência sanitária do país, o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), após a confirmação de um foco do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!

De acordo com o Senasa, a suspensão abrange todos os produtos avícolas certificados como livres da doença. No entanto, a importação de material genético, como aves de um dia e ovos férteis, seguirá permitida desde que estes venham de compartimentos reconhecidos oficialmente como livres da gripe aviária.

O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, tem na Argentina um dos seus principais parceiros comerciais nesse setor. Além do país vizinho, a China e a União Europeia também decidiram suspender temporariamente a importação de produtos avícolas brasileiros, após o registro do primeiro foco da doença em uma instalação comercial.

Leia Também:  Donald Trump confirma morte de Charlie Kirk após ataque em universidade nos EUA

Apesar da repercussão internacional, o Ministério da Agricultura do Brasil afirmou que não há risco à saúde da população. Em nota, o ministro Carlos Fávaro tranquilizou os consumidores:
“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”.

O governo brasileiro reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos devidamente inspecionados e processados. Equipes de vigilância sanitária já foram mobilizadas para conter o foco detectado e reforçar medidas de biosseguridade nas granjas do país.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA