Polícia

Traficante do Bonde dos 40 é preso em São Gonçalo

Lucas Silva Gonçalves de Sousa, o “Chihuahua”, liderava operações do Bonde dos 40 no Maranhão e foi capturado após ação conjunta entre a Polícia Civil do RJ e do MA.

Publicado

em

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quinta-feira (24), Lucas Silva Gonçalves de Sousa, conhecido como “Chihuahua”, apontado como uma das principais lideranças da facção criminosa Bonde dos 40, que atua no estado do Maranhão.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

A prisão foi realizada no bairro Mutuapira, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, durante uma operação integrada entre a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF/RJ) e o Departamento de Combate ao Roubo de Cargas (DCRC) da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC/MA).

Segundo a polícia, Chihuahua estava foragido da Justiça maranhense e se escondia em uma área dominada por criminosos ligados à facção Comando Vermelho (CV). A detenção foi resultado de um trabalho de inteligência que envolveu o monitoramento constante dos movimentos do criminoso nos dois estados.

Estrutura e comando dentro da facção

As investigações apontam que Chihuahua exercia um papel estratégico e disciplinar no Bonde dos 40. Ele era responsável por aplicar punições internas, coordenar ações violentas, controlar a arrecadação financeira da organização e articular esquemas criminosos, principalmente ao longo da BR-135, em São Luís (MA).

Leia Também:  Polícia prende "Celsinho da Vila Vintém", uma das principais lideranças do tráfico no Rio

Entre os crimes atribuídos ao grupo estão tráfico de drogas, roubos de cargas, latrocínios e extorsões. A Polícia Civil afirma que Chihuahua era homem de confiança da cúpula da facção e mantinha influência direta nas operações logísticas e financeiras do grupo criminoso.

A prisão é considerada um duro golpe para o Bonde dos 40, especialmente por desarticular parte da rede que organizava e financiava crimes patrimoniais e tráfico de entorpecentes na região Nordeste.

Cooperação entre polícias e denúncias anônimas

A operação foi mais um exemplo de integração bem-sucedida entre as forças de segurança do Rio de Janeiro e do Maranhão. A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo telefone do Disque Denúncia: (21) 2253-1177.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA