Política

Deputados Josemar e Tarcísio Motta denunciam agressões durante operação de despejo no Rio

Parlamentares acusam abuso de poder e exigem responsabilização da Prefeitura do Rio após operação violenta contra movimentos de moradia

Publicado

em

Deputados Prof. Josemar e Tarcísio Motta durante protocolização da denúncia no Ministério Público do Rio de Janeiro.

Os deputados Prof. Josemar (estadual) e Tarcísio Motta (federal) denunciaram oficialmente ao Ministério Público, nesta semana, as agressões sofridas durante uma operação de despejo realizada no dia 9 de setembro, no Rio de Janeiro. A ação teve como alvo famílias ligadas a movimentos sociais por moradia.

>> Siga o canal do O Informativo no WhatsApp

Os parlamentares estiveram presentes no local com o objetivo de fiscalizar a atuação do poder público, conforme previsto em suas prerrogativas constitucionais. No entanto, ambos relataram terem sido empurrados, atingidos com spray de pimenta e impedidos de acompanhar a operação com segurança.

“Fomos ao local para exercer nosso dever. A resposta foi agressão, o que configura uma clara violação das nossas prerrogativas parlamentares”, destacou Josemar.

A operação, que resultou na remoção forçada de diversas famílias, está sendo classificada pelos parlamentares como um episódio de abuso de poder e violência institucional. Eles afirmam que o prefeito Eduardo Paes deverá responder na Justiça pelos atos praticados durante a ação.

“É inadmissível que movimentos sociais sejam tratados com violência e que parlamentares eleitos sejam agredidos por cumprirem seu papel de defesa da população”, disse Josemar.

Leia Também:  STF rejeita recurso e confirma prisão de Carla Zambelli, que fugiu para a Itália: entenda o que acontece agora

Os deputados também reafirmaram o compromisso com a luta por moradia digna e o respeito aos direitos humanos. Segundo eles, a mobilização continua ao lado das famílias afetadas e dos movimentos sociais criminalizados.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA