Brasil

Apagão atinge 10 estados do Brasil após incêndio em subestação

apagão, energia elétrica, subestação Paraná, Sistema Interligado Nacional

Publicado

em

Cidades em várias regiões do Brasil registraram queda de energia elétrica durante a madrugada desta terça-feira (14) — Foto: Agência Brasil

Um apagão de grandes proporções foi registrado na madrugada desta terça-feira (14) em diversas regiões do Brasil. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por até uma hora no Distrito Federal e em 10 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e Paraná.

>> Siga o canal do O Informativo no WhatsApp

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a causa do blecaute foi um incêndio em uma subestação localizada no Paraná, que comprometeu o Sistema Interligado Nacional (SIN). As distribuidoras de energia também relataram uma “interferência operacional” na rede.

A Light informou que cerca de 450 mil clientes foram afetados, especialmente nas zonas Norte, Oeste e Baixada. O Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) foi acionado, e a interrupção durou aproximadamente 30 minutos.
Já na área atendida pela Enel, 277 mil clientes tiveram o fornecimento suspenso entre 0h32 e 1h22. Ao todo, meio milhão de pessoas foram impactadas no estado.

A Enel SP relatou que 937 mil clientes foram afetados. A interrupção durou cerca de 8 minutos e o serviço foi totalmente restabelecido logo em seguida.

Leia Também:  Albânia, Namíbia e Índia suspendem importação de frango do Brasil

A Neoenergia Brasília informou que o problema afetou 8 subestações e cerca de 300 mil clientes. A falha começou às 0h31 e foi normalizada por volta de 1h06.Cidades como Manaus, Parintins e Itacoatiara sofreram interrupções no fornecimento. A Amazonas Energia confirmou que o apagão durou cerca de uma hora, sendo normalizado às 00h25.

O Ministério de Minas e Energia divulgou uma nota oficial confirmando que o fornecimento de energia já foi completamente restabelecido em todas as regiões atingidas. O governo também investiga as causas do incêndio na subestação do Paraná e possíveis medidas para evitar novas ocorrências.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA