Mundo

Irã revida e bombardeia Israel após ataque a líderes militares e nucleares

Publicado

em

Irã revida e faz novos ataques a Israel

O conflito entre Irã e Israel atingiu um novo e perigoso patamar nesta sexta-feira (13), após Teerã lançar um ataque direto ao território israelense. Cidades como Tel Aviv e Jerusalém foram bombardeadas, e os arredores do prédio do Ministério da Defesa de Israel, na capital, estariam entre os alvos atingidos. As ações marcam uma escalada inédita nas tensões já crescentes entre os dois países.

CLIQUE AQUI E SEGUE O NOSSO CANAL

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Segundo a agência de notícias oficial iraniana, durante o ataque, dois aviões de guerra israelenses foram abatidos pelas forças iranianas. Ainda de acordo com o governo do Irã, uma das pilotos foi capturada com vida.

O bombardeio iraniano é uma resposta direta ao ataque realizado por Israel na noite da última quinta-feira (12), que atingiu alvos estratégicos em território iraniano. Entre os mortos, estão altos comandantes da Guarda Revolucionária, membros das Forças Armadas e cientistas envolvidos no programa nuclear iraniano. O governo de Israel justificou a ofensiva alegando que o Irã estaria “muito próximo” de desenvolver uma arma nuclear.

Leia Também:  Disque Denúncia busca três acusados por assassinato de advogada em Petrópolis, no Rio

Após o ataque israelense, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu fez um pronunciamento público afirmando que a operação “ainda não acabou” e não há previsão de encerramento. Ele reafirmou o compromisso do governo israelense em proteger o país do que chamou de “regime do terror”, referindo-se ao governo iraniano.

Em resposta, o aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, discursou nesta sexta-feira à nação, prometendo retaliação contínua. “As Forças Armadas agirão com força e empobrecerão o regime sionista, que não escapará ileso deste crime”, afirmou. Khamenei também garantiu ao povo iraniano que “não haverá trégua” diante do que classificou como uma agressão brutal de Israel.

A comunidade internacional acompanha com preocupação os desdobramentos do confronto, temendo que o embate evolua para um conflito regional de grandes proporções, com impactos globais na segurança e na economia.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA