Mundo

Morre José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai 

Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015

Publicado

em

José Pepe Mujica - Foto: Senado do Uruguai

Faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, o ex-presidente do Uruguai, agricultor e escritor José “Pepe” Mujica. Diagnosticado com câncer de esôfago em abril de 2024, o líder uruguaio decidiu não se submeter a tratamentos agressivos devido à idade avançada e ao estado debilitado de saúde.

Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!

Em janeiro deste ano, ele mesmo havia anunciado que a doença havia se espalhado pelo corpo. “Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, declarou em sua última entrevista pública ao jornal uruguaio Búsqueda.

Com uma trajetória marcada por simplicidade, coerência e forte engajamento político, Mujica presidiu o Uruguai de 2010 a 2015, deixando um legado de políticas sociais progressistas, combate às desigualdades e defesa da democracia.

Antes de ocupar o cargo mais alto do país, foi peça-chave na resistência contra a ditadura militar uruguaia (1973-1985), sendo preso quatro vezes e sobrevivendo a uma emboscada na qual foi atingido por seis tiros.

Leia Também:  Ataque aéreo em Gaza mata 31 em Rafah e agrava crise humanitária

Nascido em Montevidéu em 20 de maio de 1935, filho de um pequeno agricultor falido, Mujica construiu uma vida dedicada à militância. Iniciou a carreira política pelo Partido Nacional, mas fundou, em 1962, o movimento “Unión Popular”. Foi também um dos fundadores do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, uma guerrilha urbana de esquerda que resistiu ao regime militar.

Após a redemocratização do país, Mujica se reinventou como político institucional, integrando a Frente Ampla, coalizão de esquerda que venceu as eleições de 2009. Conhecido como “o presidente mais pobre do mundo”, abriu mão de 90% do salário e viveu em sua chácara nos arredores da capital, dirigindo um fusca azul e plantando flores com a esposa, a também senadora Lucía Topolansky.

Em vida, Pepe Mujica tornou-se símbolo da política feita com ética, humildade e compromisso social. Seu legado transcende fronteiras, sendo admirado em toda a América Latina e em diversas partes do mundo por seu discurso franco, sua postura antissistêmica e sua fidelidade aos ideais que o moveram por mais de seis décadas.

Leia Também:  Atriz Lee Seo Yi morre aos 43 anos; causa da morte não foi divulgada

 

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA