Política

Lula afirma que pode disputar a presidência em 2026 e mira quarto mandato

Em cerimônia no Rio, presidente cita possível candidatura em 2026 e reforça relação com o Congresso em meio a disputas entre Executivo, Legislativo e Judiciário

Publicado

em

Lula durante evento no Rio de Janeiro, onde anunciou novos investimentos e sinalizou possível candidatura à presidência em 2026. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira (4), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sinalizou publicamente sua intenção de disputar as eleições presidenciais de 2026, o que, se confirmado e vitorioso, o tornaria o primeiro presidente da história do Brasil eleito para quatro mandatos.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

A declaração foi feita durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, onde o governo federal anunciou novos investimentos nos setores de refino e petroquímica. “Se tudo estiver como eu estou pensando, esse país vai ter pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes”, afirmou Lula, arrancando aplausos e gerando reações imediatas no meio político.

Clima político e relação com o Congresso

Ainda durante o evento, Lula comentou sobre a relação entre o Executivo e o Congresso Nacional, negando a existência de um clima de confronto. “Parece que tem uma guerra entre o governo e o Congresso. Eu sou muito agradecido à relação que eu tenho com o Congresso”, declarou o presidente, reforçando que o diálogo é a base da governabilidade.

Leia Também:  Polícia investiga abandono de bebê em lixeira de Benfica 

Para Lula, a divergência entre os poderes faz parte do processo democrático. “Quando tem uma divergência é bom. Sabe por quê? Porque a gente senta na mesa, vai conversar e resolve”, acrescentou.

A fala ocorre em um momento de tensão institucional, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender decretos do governo sobre o IOF e também a decisão do Congresso que os havia derrubado. O ministro ainda determinou uma audiência de conciliação entre os poderes.

“Ainda tenho um ano e meio de mandato”, diz Lula

Lula também minimizou a antecipação do debate eleitoral. “Tem gente que pensa que o governo já acabou, tem gente que já está pensando em eleição”, disse. O presidente lembrou que ainda restam 18 meses de governo e que está focado em cumprir os compromissos assumidos em campanha.

Mais cedo, o petista participou da reunião do banco dos Brics, onde defendeu uma nova política de financiamento internacional e propôs o avanço nas discussões sobre uma moeda alternativa ao dólar.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA