Política

Lula e Modi reforçam parceria estratégica entre Brasil e Índia com acordos em energia, inovação e segurança

Líderes destacam cooperação em áreas como transição energética, transformação digital e combate à fome em encontro histórico em Brasília.

Publicado

em

Lula recebe Narendra Modi em Brasília para reunião bilateral que firma nova fase da parceria Brasil–Índia. Acordos visam cooperação estratégica global. Foto: Ricardo Stuckert/Secom-PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, 8 de julho, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, em um encontro de alto nível que marca uma nova etapa na parceria estratégica entre Brasil e Índia. Realizada no Palácio do Planalto, a reunião simbolizou o fortalecimento da cooperação em áreas fundamentais para o desenvolvimento sustentável, a paz internacional e o papel do Sul Global na governança mundial.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp.  

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Durante o evento, os dois líderes reafirmaram o compromisso com o multilateralismo, o combate à fome e à pobreza, a transição energética e o incentivo a soluções digitais inclusivas. Também foram firmados seis acordos bilaterais e destacada a relevância dos dois países como potências democráticas emergentes.

Cooperação Ampliada em Diversas Frentes

Lula destacou a afinidade entre Brasil e Índia como nações megadiversas, com potencial para protagonizar soluções conjuntas diante dos desafios do século XXI. Segundo ele, a cooperação entre os dois países pode influenciar positivamente governança global, meio ambiente, tecnologia e segurança alimentar.

Entre os principais eixos estratégicos discutidos, estão:

  • Defesa e segurança

  • Transição energética e mudança climática

  • Transformação digital e tecnologias emergentes

  • Segurança alimentar e nutricional

  • Parcerias industriais (aeronáutica, farmacêutica, petróleo e gás, minerais críticos)

Leia Também:  Bolsonaro é Internado com crises de vômito e soluços incontroláveis

Acordos e Avanços Bilaterais

Durante o encontro, Brasil e Índia assinaram acordos de cooperação em segurança pública, energia renovável, inovação digital, agricultura e propriedade intelectual. Dentre os destaques:

  • Acordo no combate ao terrorismo e crime organizado

  • Memorando sobre transmissão de energia

  • Parceria para compartilhamento de soluções digitais em larga escala

Além disso, foi proposta a criação de um Centro de Excelência em Transformação Digital, com base na experiência indiana em infraestrutura digital pública.

Energia Limpa e Cooperação Espacial

Lula enfatizou que Brasil e Índia já atuam juntos na Aliança Global para Biocombustíveis, e que ambos os países podem ser líderes na transição energética justa. Modi reiterou o interesse indiano em bioenergia, destacando que o país é o mercado que mais cresce nesse setor.

A cooperação também inclui áreas de ponta como a saúde (vacinas e medicamentos) e a exploração espacial, que já rendeu resultados como o lançamento do satélite Amazônia 1 com apoio indiano.

Comércio, Cultura e Diplomacia

A visita também ressaltou os laços econômicos entre os dois países. Em 2024, o comércio bilateral atingiu US$ 12 bilhões, com crescimento de 24% nos primeiros cinco meses de 2025. A Índia se tornou a sexta maior origem de importações brasileiras.

Leia Também:  CPI das Câmeras devem ouvir Polícia e mais dois secretários do Rio

Além dos dados econômicos, Lula defendeu a ampliação do Acordo MERCOSUL–Índia, hoje limitado a 14% das exportações brasileiras.

Como gesto de reconhecimento, Narendra Modi foi condecorado com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria do Brasil a estrangeiros.

“Nossa amizade deve ser tão vibrante quanto o Carnaval brasileiro e ter a conexão de corações que encontramos no samba”, disse Modi.

Relação Brasil–Índia: Uma Aliança para o Século XXI

O encontro simboliza um reposicionamento estratégico entre dois países democráticos, plurais e com influência crescente nos fóruns globais. A visita de Modi e os novos acordos firmados mostram que Brasil e Índia caminham juntos rumo a um futuro mais sustentável, seguro e inclusivo, com liderança no Sul Global.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA