Política
Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República
Com 45 votos favoráveis e 26 contrários, Gonet garantiu mais dois anos à frente do Ministério Público Federal; relator destacou atuação técnica do procurador-geral.

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), por 45 votos a 26, a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR). Com a decisão, Gonet permanecerá por mais dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF).
🚨 ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP CLIQUE AQUI!
SIGA O NOSSO CANAL E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS CLIQUE AQUI
Antes da votação no plenário, o nome de Gonet havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com 17 votos favoráveis e 10 contrários. Ele precisava de maioria simples na comissão e de pelo menos 41 votos no plenário para garantir um novo mandato.
Em seu parecer, o relator senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou a conduta técnica e equilibrada do procurador-geral, que atuou “de forma técnica em centenas de ações penais” e firmou acordos de não persecução penal em casos de crimes sem grave violência e com penas inferiores a quatro anos de prisão.
A recondução de Gonet é vista como um sinal de continuidade institucional na chefia do Ministério Público Federal, em um momento de retomada de estabilidade entre os poderes da República.
Indicado pela primeira vez em 2023, Paulo Gonet ganhou destaque ao apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado.
A atuação do procurador-geral tem sido marcada por uma postura discreta, técnica e com foco na legalidade, segundo aliados próximos.
Além da recondução de Gonet, o Senado também aprovou os nomes indicados para o Superior Tribunal Militar (STM), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em uma sessão marcada por votações de cargos de alta relevância no sistema de Justiça.
Com a recondução confirmada, Paulo Gonet segue no comando da Procuradoria-Geral da República até 2027.
Polícia7 meses atrásVídeo: policial militar fardado sequestrado e agredido por traficantes em São Gonçalo ?
Polícia7 meses atrásMulher é presa acusada de mandar matar o próprio marido com ajuda do tráfico em Itaboraí
Polícia6 meses atrásTraficante mais procurado do RJ é morto em operação no Complexo da Maré
Polícia6 meses atrásMulher é encontrada morta na Baía de Guanabara, em São Gonçalo
Polícia7 meses atrásNoite de tiroteio assusta moradores durante guerra do tráfico em Niterói
Mundo6 meses atrásComerciante envenena membros de facção e causa morte de 40 pessoas
Polícia7 meses atrásEmpresa de internet é expulsa de bairro em São Gonçalo um mês após carro ser vandalizado
Notícias6 meses atrásEx-bombeiro condenado por corrupção e , estelionato é preso pela Polícia Civil em Niterói













