Política

Senado aprova recondução de Paulo Gonet ao comando da Procuradoria-Geral da República

Com 45 votos favoráveis e 26 contrários, Gonet garantiu mais dois anos à frente do Ministério Público Federal; relator destacou atuação técnica do procurador-geral.

Publicado

em

Paulo Gonet foi reconduzido ao cargo de procurador-geral da República após aprovação no Senado, com 45 votos favoráveis e 26 contrários. Foto: Agência Brasil

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (13), por 45 votos a 26, a recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República (PGR). Com a decisão, Gonet permanecerá por mais dois anos à frente do Ministério Público Federal (MPF).

🚨 ENTRE NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP CLIQUE AQUI!

SIGA O NOSSO CANAL E RECEBA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS CLIQUE AQUI

Antes da votação no plenário, o nome de Gonet havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com 17 votos favoráveis e 10 contrários. Ele precisava de maioria simples na comissão e de pelo menos 41 votos no plenário para garantir um novo mandato.

Em seu parecer, o relator senador Omar Aziz (PSD-AM) destacou a conduta técnica e equilibrada do procurador-geral, que atuou “de forma técnica em centenas de ações penais” e firmou acordos de não persecução penal em casos de crimes sem grave violência e com penas inferiores a quatro anos de prisão.

A recondução de Gonet é vista como um sinal de continuidade institucional na chefia do Ministério Público Federal, em um momento de retomada de estabilidade entre os poderes da República.

Leia Também:  Polícia Militar apreende fuzil de guerra AK-47 em operação no Martins, em São Gonçalo

Indicado pela primeira vez em 2023, Paulo Gonet ganhou destaque ao apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, acusados de tentativa de golpe de Estado.

A atuação do procurador-geral tem sido marcada por uma postura discreta, técnica e com foco na legalidade, segundo aliados próximos.

Além da recondução de Gonet, o Senado também aprovou os nomes indicados para o Superior Tribunal Militar (STM), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em uma sessão marcada por votações de cargos de alta relevância no sistema de Justiça.

Com a recondução confirmada, Paulo Gonet segue no comando da Procuradoria-Geral da República até 2027.

 

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA