Cidades

Deputado exige ação da prefeitura de Niterói para tratamento de criança com doença rara

Família de menor com síndrome hemolítico-urêmica enfrenta dificuldades para obter medicação essencial pelo SUS

Publicado

em

Deputado Douglas Gomes cobra urgência na aplicação do medicamento Ravulizumabe para salvar a vida do menor Paulo Felipe, morador de Niterói.

O deputado estadual Douglas Gomes (PL) cobrou providências urgentes da Prefeitura de Niterói para garantir o tratamento do menor Paulo Felipe de Araújo da Silva, diagnosticado com síndrome hemolítico-urêmica (SHU). A criança, moradora do bairro Maceió, precisa receber a medicação Ravulizumabe, fornecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas encontra dificuldades devido à falta de estrutura na rede municipal de saúde.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Em ofício enviado ao secretário municipal de Governo, Paulo Bagueira, Douglas Gomes destacou que, por orientação médica, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho) é o local mais indicado para o armazenamento e infusão do medicamento, garantindo a segurança do tratamento.

“É inaceitável que uma prefeitura bilionária como a de Niterói não tenha uma geladeira e um gerador capaz de armazenar um medicamento necessário para salvar a vida de um de seus cidadãos”, afirmou o deputado.

Segundo comunicado da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, datado de 10 de julho, a unidade da Ponta d’Areia não dispõe de estrutura adequada para o armazenamento da medicação. O deputado solicitou a instalação imediata de um ambiente refrigerado com gerador de emergência no Getulinho, além do agendamento urgente da aplicação da medicação.

“O direito à vida e à saúde da criança deve ser colocado acima de qualquer burocracia administrativa”, concluiu Douglas Gomes.

Caso o Hospital Getulinho não disponha de condições para o atendimento, o parlamentar solicita a adaptação imediata de outro espaço adequado no prazo máximo de 48 horas, com comunicação formal à família e às autoridades competentes.

Leia Também:  Desaparecimento de João Gabriel termina em tragédia em Rio Bonito

A Secretaria de Saúde de Niterói informou que está mobilizada para ajudar o menino. A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, visitou a mãe do menino, na tarde desta terça-feira (22), para prestar todo o apoio do município no tratamento que ele iniciará com uma medicação especial, de alto custo, que não é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas será adquirida pela família com recursos obtidos por meio de vaquinha nas redes sociais.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA