Brasil

Carla Zambelli é presa na Itália após ser condenada por invasão hacker

Deputada foi localizada em Roma após denúncia de parlamentar italiano; extradição já havia sido solicitada pelo Brasil.

Publicado

em

Deputada Carla Zambelli (PL-SP), presa em Roma após denúncia de deputado italiano – Foto: Reprodução

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ter fugido do Brasil para escapar de uma condenação de 10 anos de prisão determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça brasileiro.

Acesse o canal de O INFORMATIVO no Whatsapp

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Zambelli era considerada foragida e estava na lista da Interpol. A prisão aconteceu após o deputado italiano Angelo Bonelli, do Partido Verde, divulgar em sua conta na rede social X (antigo Twitter) que havia informado às autoridades italianas o endereço onde a parlamentar brasileira estava escondida.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli na segunda-feira (28).

A extradição de Zambelli já havia sido oficialmente solicitada pelo governo brasileiro. A condenação da deputada foi motivada por sua participação na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em janeiro de 2023. Segundo as investigações, ela atuou em parceria com o hacker Walter Delgatti, que também está preso.

Leia Também:  Governador Cláudio Castro participa de missa em homenagem a agentes mortos na Operação Contenção

Além da pena de prisão, o STF determinou a perda do mandato parlamentar de Zambelli. No entanto, essa decisão ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados

TENDÊNCIA