Política

Ex-ministro do Turismo Gilson Machado é preso em Recife por tentativa de fuga de Mauro Cid

Publicado

em

O ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, **Gilson Machado**, foi preso na manhã desta sexta-feira (13), em **Recife (PE)**, pela **Polícia Federal (PF)**. A detenção ocorre no contexto de uma investigação que apura uma suposta tentativa de **obstrução da Justiça**, com indícios de que ele teria tentado **obter ilegalmente um passaporte português** para **Mauro Cid**, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.

CLIQUE AQUI E SEGUE O NOSSO CANAL

ENTRE PARA O NOSSO GRUPO NO WHATSAPP  CLIQUE AQUI

Segundo informações da **Procuradoria-Geral da República (PGR)** e da PF, Machado teria atuado junto ao **Consulado de Portugal** em Recife no mês de **maio de 2025**, com o objetivo de viabilizar o documento europeu para Cid, que é **réu** junto com Bolsonaro e outras 29 pessoas por **tentativa de golpe de Estado** após as eleições presidenciais de 2022.

O caso foi revelado inicialmente pelo **Blog da jornalista Andréia Sadi**, da GloboNews. De acordo com o relato da PGR ao **Supremo Tribunal Federal (STF)**, embora a emissão do passaporte não tenha se concretizado, há suspeitas de que **Machado possa buscar outros consulados** para atingir o mesmo fim.

Leia Também:  TCE-RJ investiga licitação de R$16 milhões da Prefeitura de Niterói com empresa de ex de Nicole Bahls

A **ministra da Corte**, **Alexandre de Moraes**, foi acionada pela PGR com um pedido de **abertura de inquérito**, além da solicitação de **busca e apreensão** e **quebra de sigilo telefônico** do ex-ministro. A Procuradoria avalia que a conduta de Machado pode configurar tentativa de **obstrução das investigações** relacionadas ao grupo bolsonarista envolvido nos atos antidemocráticos.

Em **nota anterior à prisão**, Gilson Machado alegou que sua comunicação com o consulado português, feita por telefone em maio, tinha como objetivo apenas o **agendamento da renovação do passaporte de seu pai**. A versão é agora alvo de verificação por parte dos investigadores.

Outro elemento que chamou a atenção da PF foi uma **campanha de arrecadação de recursos para Jair Bolsonaro**, promovida por Machado em sua conta no **Instagram**, no dia **19 de maio de 2025**. A Polícia considera que a ação pode ter relação com a rede de apoio financeiro e logística ao ex-presidente, e também defende que essa movimentação seja incluída no inquérito.

As investigações seguem sob sigilo, mas fontes próximas à PGR afirmam que o caso pode se desdobrar em novas diligências e prisões. Mauro Cid, cuja tentativa de fuga estaria sendo facilitada por Gilson Machado, já é figura central em diversos processos envolvendo a gestão Bolsonaro, incluindo os atos de 8 de janeiro de 2023 e a trama golpista denunciada pela Justiça.

Leia Também:  Bebê de 5 meses é salvo por policiais após engasgar em casa em Rio das Ostras

A defesa de Gilson Machado ainda não se pronunciou oficialmente após a prisão.

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA