Search
Close this search box.

Saúde

Colesterol alto atinge 40% dos adultos no Brasil, alerta Sociedade Brasileira de Cardiologia

Publicado

em

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 40% dos adultos brasileiros têm níveis elevados de colesterol — uma condição silenciosa que representa um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. O dado acende um alerta para a importância da prevenção, especialmente por meio de hábitos alimentares saudáveis.

Criamos um canal oficial para compartilhar avisos, novidades e conteúdos importantes. CLIQUE AQUI para entrar. Lá, você vai receber tudo direto, sem precisar interagir. É só acompanhar!

A alimentação desequilibrada, rica em gorduras saturadas e ultraprocessados, contribui significativamente para o aumento do colesterol ruim (LDL) no organismo. Por outro lado, a adoção de uma dieta rica em fibras, com frutas, verduras, legumes e cereais integrais, é uma das formas mais eficazes de reduzir os níveis de colesterol e proteger o coração.

O site Medical Daily, em colaboração com a cardiologista americana Elizabeth Klodas — fundadora da Preventive Cardiology Consultants —, elaborou uma lista com os quatro piores alimentos para quem tem colesterol alto. Confira abaixo:

Leia Também:  Polícia prende "Celsinho da Vila Vintém", uma das principais lideranças do tráfico no Rio

1. Bolos e doces industrializados
Ricos em gorduras trans, açúcares refinados e farinhas brancas, esses produtos aumentam significativamente o colesterol ruim e os níveis de triglicerídeos. Além disso, favorecem o ganho de peso e a inflamação no organismo.

2. Embutidos (como salsicha, linguiça e presunto)
Os embutidos contêm altos níveis de gordura saturada e sódio, que elevam a pressão arterial e prejudicam o equilíbrio do colesterol. São alimentos ultraprocessados com pouco valor nutricional e alta carga inflamatória.

3. Frituras
Alimentos fritos, como batatas, salgadinhos e pastéis, concentram gordura saturada e trans, responsáveis por aumentar o LDL e reduzir o HDL (colesterol bom). O consumo frequente está diretamente ligado ao risco de doenças cardíacas.

4. Fast food (como hambúrgueres, pizzas e nuggets)
Além de conterem excesso de gordura, sal e calorias, esses alimentos têm baixo teor de fibras e nutrientes. O consumo recorr

Publicidade
Clique Para Comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TENDÊNCIA